Fonte dessa matéria: http://bestofweb.com.br/categorias/vida-saudavel/medicos-estao-suplicando-que-todos-parem-de-usar-um-tempero-que-e-consumido-todos-os-dias
Você sabe o que está comendo? Digo, sabe mesmo? Não importa se é arroz com feijão, bife e batata-frita. Você realmente pode estar sendo envenenado todo santo dia e nem sabia.
Mas como? A resposta vem fácil: o grande culpado é o glutamato monossódico ou GMS (MSG, Monossodium Glutamate, nome original em inglês). E o que é isso, afinal?
Mora em Itapipoca ? Aprenda a criar um negócio de importação e trabalhe em casa (O Importador Profissional)
Basicamente um realçador de sabor, mais conhecido como um aditivo na comida chinesa. Infelizmente, hoje, é mais consumido do que imaginamos, ainda mais quando temos o costume de comer alimentos processados ou de restaurantes.
Só para que você comece a pensar em diminuí-lo (pelo menos) de sua dieta, saiba que o GMS é usado em sopas enlatadas, biscoitos (ou bolachas), carnes, saladas, refeições congeladas entre muitas outras. Ele também pode aparecer nos restaurantes e supermercados, na lanchonete dos seus filhos e até na comida de bebê e em fórmulas infantis. Deu para ter uma ideia?
O problema do glutamato é que ele realça o sabor, ou seja, atua muito mais do que simplesmente um sal e uma pimenta, assim torna o sabor de carnes processadas, refeições congeladas, saladas e comidas enlatadas bem mais atraentes ao nosso paladar.

Foi assim que surgiu a Ajinomoto, sabia? Maior produtor deste produto que contém aproximadamente 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio e até 1% de contaminantes.
Ah e se você acha que o glutamato é um condimento ou um amaciador de carne está muito enganado. Ele pode estar realmente acabando com o seu corpo sem você saber. E como e por que isso acontece?

E por que o produto ficou tão popular? Na realidade, como a maioria das coisas, o GMS chamou a atenção na Segunda Guerra Mundial, quando os militares americanos perceberam que a ração dos soldados japoneses era bem mais saborosa. A culpa disso? Glutamato, é claro.
Em 1959, a FDA ((Food and Drug Administration, ou Agência Norte-Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos) classificou o produto como seguro e nada foi feito desde então. Agora as coisas começaram a mudar.

Ao que parece, o glutamato pode ser muito mais perigoso do que acreditávamos. Segundo o doutor Russell Blaylock, neurocirurgião certificado, o produto é uma excito-toxina que superexcita as células podendo ser perigoso ou mortal, causando danos e pioras nas disfunções de aprendizado, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, mal de Lou Gehrig, etc.
Segundo a FDA, "Estudos tem mostrado que o corpo usa glutamato, um aminoácido, como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e que há também tecidos que respondem ao glutamato em outras partes do corpo".

O problema maior é que muitas vezes jovens atletas, por exemplo, podem morrer sem causas específicas, mas se formos pesquisar mais adiante é provável que o glutamato seja uma das causas.
De acordo com o doutor, "Quando um excesso de excito-toxinas de origem alimentar, como o GMS, proteína hidrolisada de soja e concentrada, caseinato de sódio e aspartato do aspartame, são consumidas, estes receptores glutâmicos são superestimulados, produzindo arritmia cardíaca".
Conheça alguns dos sintomas comuns do consumo regular do GMS:
- Danos oculares
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Fadiga e desorientação
- Depressão
Mas existem outros sintomas que podem ocorrer em certo grupo de pessoas, ainda mais naqueles que ingeriram uma grande quantidade da substância:
- Perda de sensibilidade
- Sensação de queimadura
- Formigamento
- Pressão fácil ou sensação de sufocamento
- Dor no peito ou dificuldade respiratória
- Cefaleia
- Náusea
- Palpitação cardíaca
- Sonolência
- Fraqueza
Se você tem algum desses sintomas recorrentes, talvez seja a hora de consultar um médico e entender melhor o que isso quer dizer para a sua saúde. Hoje, são cerca de 40% da população que pode ser afetada pelos efeitos do glutamato. Por isso, melhor observar.


O problema é que cerca de 40 ingredientes contém o ácido, mas fica difícil saber se eles são apenas nomes isolados. Por isso, a melhor forma de evitar ser envenenado é simplesmente procurar por alimentos frescos e naturais, ou seja, não industrializados.

Aliás, por que não tomar mais cuidado com os alimentos que você consume? Procure sempre uma alimentação mais saudável, livre de aditivos tóxicos com ingredientes frescos e cultivados localmente. Só assim para ter certeza de que tudo está em sua devida ordem.

Curtiu saber sobre isso? Não se esqueça de conferir e cuidar da sua saúde sempre. Fotos: Divulgação, Dicas Verdes, Flickr, ThinkStock, Wikihow, Altamente, Kookenz, Time, ilovesaúde, Uol


Fotos: Divulgação, Dicas Verdes, Flickr, ThinkStock, Wikihow, Altamente, Kookenz, Time, ilovesaúde, Uol
Fonte dessa matéria: http://bestofweb.com.br/categorias/vida-saudavel/medicos-estao-suplicando-que-todos-parem-de-usar-um-tempero-que-e-consumido-todos-os-dias
Fonte dessa matéria: http://bestofweb.com.br/categorias/vida-saudavel/medicos-estao-suplicando-que-todos-parem-de-usar-um-tempero-que-e-consumido-todos-os-dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário